Professora Inês Kac
Jogo Cata Pulgas
Objetivos do jogo:
Explorar a relação número e quantidade, a contagem um a um, o reconhecimento de letras e números.
Explorar a representação através de desenho e escrita.
Estimular a coordenação motora fina (movimento de pinça), a orientação espacial e temporal, o ritmo, a coordenação motora ampla.
Estimular a atenção, a percepção visual e a memória.
Estimular a participação e a interação entre os alunos.
Material:
Caixa de material dourado
Arcos ou Argolas
Grampos/prendedor de roupa
Números móveis de EVA ou madeira
Dados
Ursinho feiro em EVA
Como Jogar:
Organizar o ambiente da seguinte forma: de um lado da sala colocar o ursinho com o material dourdo(cubinhos de unidade que serão as pulgas), do outro lado da sala colocar os arcos ou argolas(um para cada aluno) no chão com a letra inicial do nome dos alunos participantes ou o crachá.
Cada aluno na sua vez joga o dado e tira as pulgas(cubinhos do material dourado) do ursinho, de acordo com o número tirado no dado, "as pulgas" serão tiradas uma a uma com o grampo de roupas e levadas até o cercadinho(argola) com seu nome/letra.
Cada jogada será registrada através de desenho dos cubinhos seguida de contorno do número móvel correspondente a quantidade, num cartaz ou mesmo no caderno do aluno.
Ao final do jogo soman-se os cubinhos e o vencedor será o aluno que conseguir tirar mais "pulgas do ursinho.
Para Quem?
Deficiencia Intelectual, sensorial, física, TGD e demais alunos.
Para alunos cadeirantes organizar sobre duas mesas a sua altura ao invés do chão.
Exploração dos blocos lógicos, organização de sequencias e criação de figuras.
Atividades de reconhecimento de cores e formas no software Educativo: Cores e formas.
Pesquisa no Google sobre reciclagem, o significado dos três erres, das cores das lixeiras para reciclagem. (REDUZIR - REUTILIZAR E RECICLAR)
Confecção de mini lixeiras de garrafa pet e decoupage nas cores oficiais para o Jogo da reciclagem:*
Jogo da Reciclagem:
Como ficou o texto da aluna:
Este
trabalho pode ser adaptado a qualquer área de deficiência.
TRABALHANDO COM DIÁRIOS
Compartilhando Experiências Educacionais Inclusivas
Jogo Cata Pulgas
Objetivos do jogo:
Explorar a relação número e quantidade, a contagem um a um, o reconhecimento de letras e números.
Explorar a representação através de desenho e escrita.
Estimular a coordenação motora fina (movimento de pinça), a orientação espacial e temporal, o ritmo, a coordenação motora ampla.
Estimular a atenção, a percepção visual e a memória.
Estimular a participação e a interação entre os alunos.
Material:
Caixa de material dourado
Arcos ou Argolas
Grampos/prendedor de roupa
Números móveis de EVA ou madeira
Dados
Ursinho feiro em EVA
Como Jogar:
Organizar o ambiente da seguinte forma: de um lado da sala colocar o ursinho com o material dourdo(cubinhos de unidade que serão as pulgas), do outro lado da sala colocar os arcos ou argolas(um para cada aluno) no chão com a letra inicial do nome dos alunos participantes ou o crachá.
Cada aluno na sua vez joga o dado e tira as pulgas(cubinhos do material dourado) do ursinho, de acordo com o número tirado no dado, "as pulgas" serão tiradas uma a uma com o grampo de roupas e levadas até o cercadinho(argola) com seu nome/letra.
Cada jogada será registrada através de desenho dos cubinhos seguida de contorno do número móvel correspondente a quantidade, num cartaz ou mesmo no caderno do aluno.
Ao final do jogo soman-se os cubinhos e o vencedor será o aluno que conseguir tirar mais "pulgas do ursinho.
Para Quem?
Deficiencia Intelectual, sensorial, física, TGD e demais alunos.
Para alunos cadeirantes organizar sobre duas mesas a sua altura ao invés do chão.
Projeto Reciclando com Arte
OBJETIVOS:
Desenvolver a criatididade e a expressão através da arte.
Estimular a atenção e a percepção visual.
Estimular a atenção e a percepção visual.
Estimular a coordenação viso-motora e a motora fina.
Desenvolver a linguagem oral.
Estimular a curiosidade a pesquisa.
Estimular a curiosidade a pesquisa.
Atividades desenvolvidas:
Pesquisar no google vida e obras dos pintores cubistas Paul Klee e Mondrian, explorar as características das obras de cada um, semelhanças e diferenças.
Piet Mondrian
Paul Klee
Atividades de reconhecimento de cores e formas no software Educativo: Cores e formas.
Releituras das obras dos autores utilizando as formas geométricas dos blocos lógicos , papéis adesivos coloridos e telas confeccionadas com papel Paraná.
|
Elaboração de listas de palavras no Word, com os objetos a serem reciclados de acordo com a cor da lixeira.
Jogo da reciclagem no site do Iguinho
Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, pernas de lata, ping pong e bilboquê com inspiração cubista.
Confecção de porta-trecos com pintura e decoupage em latas de Nescau e extrato de tomate com formas geométricas de papel crepom, inspiração cubista.
Culminância:
Exposição dos trabalhos de releituras, confecção de brinquedos e
decoupage na feira do conhecimento da escola, com explicação dos alunos.
Separar diversos materiais recicláveis e orgânicos, um dado e as mini lixeiras confeccionas, dividir os materiais recicláveis entre os participantes de modo que cada um fique com número igual de objetos.
O jogador lança o dado e coloca os seus "lixos" na lixeira de acordo com o número tirado no dado. Quando ele errar a lixeira o ojeto serpa devolvido ao jogo.
O vencedor será aquele que conseguir recolher seu lixo primeiro.
OBS: este jogo foi apresentado pelos alunos na feira do conhecimento e fez sucesso entre os participantes e entre os próprios alunos que queriam mostrar a todas as pessoas o jogo.
Para Quem?
Para alunos com Deficiência Intelectual, sensorial, física, TGD e demais alunos, para alunos com deficiência visual podem ser usados materiais de diferentes texturas, tais como EVA, lixa, papel microondulado, e outros.
Relatório do uso do Boardmaker com aluna na SRMF - sala de recursos multifuncional
Relato da aluna:
Apresenta atraso
significativo no desenvolvimento neuropsicomotor e hipótese de TGD, Cid 84.9.
Estuda no 2º ano do ensino regular de nove anos, tem 11 anos e 6 meses. Apresenta
linguagem infantilizada, repetitiva e vocabulário restrito, dificuldade
acentuada de compreensão das consignas nas tarefas escolares e dependência na
sua realização. Reconhece todas as letras do alfabeto e faz tentativas de
registrar as atividades escolares.Tem muita dificuldade de atenção.
Objetivos:
A atividade
realizada com a aluna com a intenção de estimular a linguagem oral e escrita e
ampliar seu vocabulário com o jogo mil e uma histórias pra contar. Também com
intuito de estimular sua autonomia e possibilidade de fazer escolhas.
Materiais:
Computador, software de comunicação
alternativa no Boradmaker, pode ser usado também o programa Prancha Livre de
Comunicação.
Jogo de frases mil e uma histórias pra contar.
Papel cartaz, papel bobina, canetinhas, lápis de cor.
Encaminhamento:
Num primeiro momento a aluna deve escolher as fichas
de frases que serão lidas pela professora, numa sequência formando um texto
maluco.
A professora lê todas as fichas com os personagens:
Quem? Os aluno escolhe qual personagem quer na sua história, seguida das
fichas: Onde? O que fazia? O que aconteceu? O que lhe falaram? Como terminou a
história? (com os alunos alfabetizados, o próprio aluno lê e faz suas escolhas)
QUEM?
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ONDE?
|
Era uma vez um ET perdido
Era uma vez um monstro
medroso Era uma vez uma bactéria dançante
Era uma vez um urso careca
Era uma vez uma cenoura
falante
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Que viajou para o fundo
do mar
Que estava num hotel
Que explorava uma
gruta escura
Numa
festa a fantasia
Onde Judas perdeu as
botas
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O QUE FAZIA?
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O QUE ACONTECEU?
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Brincando
com uma boneca de pano
Gritando
por socorro
Fazendo
bolhas de sabão
Lavando
um pé de alface
Coçando
as costas de um urubu
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Pegou
uma gripe terrível
Dançou
até amanhecer
Encontrou
o bicho papão
Saltou
de paraquedas
Fez cara de emburrado
|
O QUE LHE FALARAM?
|
COMO
TERMINOU A HISTÓRIA?
|
Alguém
falou: “Vai catar coquinho!”
Alguém
falou: “Já fez o pedido!”
Alguém
falou: “Domingo tem festa!”
Alguém falou: “Você é
maluco ou o quê?”
|
E no final
encontrou o seu grande amor.
E no final subiu no trenó do papai Noel.
E no final
caiu num buraco fundo.
E no final sonhou que era pipoca e
estourou.
|
Para confeccionar o jogo cada frase é escrita numa
ficha e colada no EVA com cores diferentes para cada item.As fichas podem ser
numeradas para facilitar a organização do texto pelo aluno cada cor com um
número.
Depois com as respostas escolhidas será elaborado um álbum com papel bobina e
papel cartaz colando suas frases
impressas pela professora, onde o aluno deverá ilustrar cada página e no
software bordmaker digitar e montar seu texto usando figuras, que serão anexadas as páginas do álbum
facilitando sua leitura. Poderá ser
organizada uma apresentação em power point onde cada aluno conta sua história para o grupo.
Como ficou o texto da aluna:
EM Breve Uma proposta de trabalhado com produção textual sugerida pela minha amiga Araceli Santana Wong da Sala de Recursos Multifuncional da Escola M. Aroldo de Freitas em Pinhais.
Olá Inês !
ResponderExcluirMuito boas as suas ideias ! Amei!
Um abraço