Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos 118:23-24

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Compartilhando práticas Inclusivas - Experiência com Boardmaker

Professora Inês Kac

Compartilhando Experiências Educacionais Inclusivas


Jogo Cata Pulgas

Objetivos do jogo:
Explorar a relação número e quantidade, a contagem um a um, o reconhecimento de letras e números.
Explorar a representação através de desenho e escrita.
Estimular a coordenação motora fina (movimento de pinça), a orientação espacial e temporal, o ritmo, a coordenação motora ampla.
Estimular a atenção,  a percepção visual e a memória.
Estimular a participação e a interação entre os alunos.

Material:
Caixa de material dourado
Arcos ou Argolas
Grampos/prendedor de roupa
Números móveis de EVA ou madeira
Dados
Ursinho feiro em EVA

Como Jogar:
Organizar o ambiente da seguinte forma: de um lado da sala colocar o ursinho  com o material dourdo(cubinhos de unidade que serão as pulgas), do outro lado da sala colocar os arcos  ou argolas(um para cada aluno) no chão com a letra inicial do nome dos alunos participantes ou o crachá.
Cada aluno na sua vez joga o dado e tira as pulgas(cubinhos do material dourado) do ursinho, de acordo com o número tirado no dado, "as pulgas" serão tiradas uma a uma com o grampo de roupas e levadas até o cercadinho(argola) com seu nome/letra.
Cada jogada será registrada através de desenho dos cubinhos seguida de contorno do número móvel correspondente a quantidade, num cartaz ou mesmo no caderno do aluno.
Ao final do jogo soman-se os cubinhos e o vencedor será o aluno que conseguir tirar mais "pulgas do ursinho.

Para Quem?
Deficiencia Intelectual, sensorial, física,  TGD e demais alunos.
Para alunos cadeirantes organizar sobre duas mesas a sua altura ao invés do chão.




Projeto Reciclando com Arte

OBJETIVOS:

Desenvolver a criatididade e a expressão através da arte.
Estimular a atenção  e a percepção visual.
Estimular a coordenação viso-motora e a motora fina.
Desenvolver a linguagem oral.
Estimular a curiosidade a pesquisa.
Atividades desenvolvidas:

Pesquisar no google   vida e obras dos pintores cubistas Paul Klee e Mondrian, explorar as características das obras de cada um, semelhanças e diferenças.
Piet Mondrian

Paul Klee


 Exploração dos blocos lógicos, organização de sequencias e criação de figuras.
Atividades de reconhecimento de cores e formas no software Educativo: Cores e formas.
Releituras das obras dos autores utilizando as formas geométricas dos blocos lógicos , papéis adesivos coloridos e telas confeccionadas com papel Paraná.































































Pesquisa no Google sobre reciclagem,  o significado dos três erres, das cores das lixeiras para reciclagem. (REDUZIR - REUTILIZAR E RECICLAR)

Elaboração de listas de palavras  no Word, com os objetos a serem reciclados de acordo com a cor da lixeira.
Confecção de mini lixeiras de garrafa pet e decoupage nas cores oficiais para o Jogo da reciclagem:*
Jogo da reciclagem no site do Iguinho


Confecção de brinquedos com materiais recicláveis, pernas de lata, ping pong e bilboquê com inspiração cubista.

Confecção de porta-trecos  com pintura e decoupage  em  latas de Nescau e extrato de tomate com formas geométricas de papel crepom, inspiração cubista.


Culminância: 
Exposição dos trabalhos de releituras, confecção de brinquedos e
decoupage na feira do conhecimento da escola, com explicação dos alunos.

 Jogo da Reciclagem:
 
Separar diversos materiais recicláveis e orgânicos, um dado e as mini lixeiras confeccionas, dividir os materiais recicláveis entre os participantes de modo que cada um fique com número igual de objetos.
O jogador lança o dado e coloca os seus "lixos" na lixeira de acordo com o número tirado no dado. Quando ele errar a lixeira o ojeto serpa devolvido  ao jogo.
O vencedor será aquele que conseguir recolher seu lixo primeiro.
OBS: este jogo foi apresentado pelos alunos na feira do conhecimento e fez sucesso entre os participantes e entre os próprios alunos que queriam mostrar a todas as pessoas o jogo.
Para Quem?
Para  alunos com Deficiência Intelectual, sensorial, física, TGD e demais alunos, para alunos com deficiência visual podem ser usados materiais de diferentes texturas, tais como EVA, lixa, papel microondulado, e outros.








Relatório do uso do Boardmaker com aluna na SRMF - sala de recursos multifuncional
Relato da aluna:
     Apresenta atraso significativo no desenvolvimento neuropsicomotor e hipótese de TGD, Cid 84.9. Estuda no 2º ano do ensino regular de nove anos, tem 11 anos e 6 meses. Apresenta linguagem infantilizada, repetitiva e vocabulário restrito, dificuldade acentuada de compreensão das consignas nas tarefas escolares e dependência na sua realização. Reconhece todas as letras do alfabeto e faz tentativas de registrar as atividades escolares.Tem muita dificuldade de atenção.
Objetivos:
 A atividade realizada com a aluna com a intenção de estimular a linguagem oral e escrita e ampliar seu vocabulário com o jogo mil e uma histórias pra contar. Também com intuito de estimular sua autonomia e possibilidade de fazer escolhas.
Materiais:
Computador, software de comunicação alternativa no Boradmaker, pode ser usado também o programa Prancha Livre de Comunicação.
Jogo de frases mil e uma histórias pra contar.
Papel cartaz, papel bobina, canetinhas, lápis de cor.

Encaminhamento:
Num primeiro momento a aluna deve escolher as fichas de frases que serão lidas pela professora, numa sequência formando um texto maluco.
A professora lê todas as fichas com os personagens: Quem? Os aluno escolhe qual personagem quer na sua história, seguida das fichas: Onde? O que fazia? O que aconteceu? O que lhe falaram? Como terminou a história? (com os alunos alfabetizados, o próprio aluno lê e faz suas escolhas)

QUEM?

ONDE?

Era uma vez um ET perdido

Era uma vez um monstro medroso Era uma vez uma bactéria dançante

Era uma vez um urso careca

Era uma vez uma cenoura falante

Que viajou para o fundo do mar

Que estava num hotel

Que explorava uma gruta escura

Numa festa a fantasia

Onde Judas perdeu as botas



O QUE FAZIA?

O QUE ACONTECEU?

Brincando com uma boneca de pano

Gritando por socorro

Fazendo bolhas de sabão

Lavando um pé de alface

Coçando as costas de um urubu


Pegou uma gripe terrível

Dançou até amanhecer

Encontrou o bicho papão

Saltou de paraquedas

Fez cara de emburrado

O QUE LHE FALARAM?

COMO TERMINOU A HISTÓRIA?

Alguém falou: “Vai catar coquinho!”

Alguém falou: “Já fez o pedido!”

Alguém falou: “Domingo tem festa!”

Alguém falou: “Você é maluco ou o quê?”

E no final encontrou o seu grande amor.

 E no final subiu no trenó do papai Noel.

E no final caiu num buraco fundo.

E no final sonhou que era pipoca e estourou.
Para confeccionar o jogo cada frase é escrita numa ficha e colada no EVA com cores diferentes para cada item.As fichas podem ser numeradas para facilitar a organização do texto pelo aluno cada cor com um número.


  Depois com as respostas escolhidas  será elaborado um álbum com papel bobina e papel cartaz  colando suas frases impressas pela professora, onde o aluno deverá ilustrar cada página e no software bordmaker digitar e montar seu texto usando figuras, que  serão anexadas as páginas do álbum facilitando sua leitura.  Poderá ser organizada uma apresentação  em power point onde cada aluno conta sua história para o grupo.


Como ficou o texto da aluna:


Este trabalho pode ser adaptado a qualquer área de deficiência.


TRABALHANDO COM DIÁRIOS
EM Breve Uma proposta de trabalhado com produção textual sugerida pela minha amiga Araceli Santana Wong da Sala de Recursos Multifuncional da Escola M. Aroldo de Freitas em Pinhais.



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