Da parte do SENHOR se fez isto; maravilhoso é aos nossos olhos. Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos 118:23-24

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sala de Recursos Multifuncional

A sala de Recursos Multifuncional SRM é o espaço físico onde acontece o Atendimento educacional Especializado AEE dentro da escola. É dotada de mobiliários, materiais didáticos e pedagógico e recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento ao aluno com deficiências, em turno contrário ao que frequentam o ensino comum.

Quem são os alunos atendidos na SRM?

Alunos com deficiências: Aqueles com impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial que podem ter obstruída/dificultada sua participação plena e efetiva na sociedade diante de barreiras que esta lhes impõem, ao interagirem em igualdade de condições com as demais pessoas (ONU, 2006).

Alunos com transtornos globais do desenvolvimento: Aqueles que apresentam um quadro de alteraçoes no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clásico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da Infancia e transtornos invasivos sem outra especificação (MEC/SESP, 2008).

Alunos com Altas Habilidades/Superdotação:  Estes alunos devem ter a oportunidade de participar de atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de suas escolas em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.

Atribuições do Professor da SRM
  • Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos de forma a construir um plano de atuação para eliminar as barreiras para a plena participação dos alunos.
  • Reconhecer as habilidades do aluno: ao identificar certas necessidades do aluno, o professor do Aee reconhece também as suas habilidades e a partir de ambas traça seu plano de atendimento.
  • Produzir materiais tais como: transcrição de textos, adequação de materiais did´tico-pedagógicos, ampliação de textos, garvação de textos, entre outros.
A Política
A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva de 2008 Assegura a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação e orienta os sistemas de ensino a garantir o acesso de todos os alunos ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino, oferecer o AEE, prover acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, na comunicação e informação, entre outras ações.(MEC/SEESP, 2008)

O AEE - Atendimento Educacional EspecializadoÉ um serviço da educação especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
O AEE complementa e/ou suplementa a formação do aluno, visando sua autonomia na escola e fora dela, constitundo oferta obrigatória pelos sistemas de ensino.
O AEE não se confunde com reforço escolar. Esse atendimento tem funções próprias do ensino especial, as quais não se destinam a substituir o ensino comum, por isso deve ser oferecido em turno contrário a escolarização do aluno.


Fotos da sala de recursos multifuncional de Escola Municipal Severino Massignan/Pinhais-PR


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o Blog, deixe seu comentário.